top of page

Por que tem gente que dorme melhor que eu?

Atualizado: 23 de fev. de 2023



Você acha que dorme bem ou mal?


Apesar de parecer uma pergunta simples, a resposta vai além da vontade de ficar mais alguns minutos na cama. Existem pessoas que não precisam de muito esforço para dormir, basta deitar na cama para entrar no mundo dos sonhos.


Isso é maravilhoso se o sono segue tranquilo até o amanhecer, mas adormecer rapidamente não é o único parâmetro para analisar a qualidade do sono de uma pessoa.


Como está a qualidade da sua respiração durante o sono? Você consegue permanecer em sono profundo durante o tempo suficiente ou o seu sono é superficial?


Dormindo mal, mas sente que dorme bem


Muitas pessoas que adormecem com facilidade afirmam que dormem bem, quando, na verdade, elas precisam avaliar alguns padrões: há prejuízos durante o dia, como sonolência, cansaço, instabilidade no humor? Isso pode ser um sinal de que seu sono não está tão bem assim.


Talvez você nem perceba, mas pode estar com o sono fragmentado ou superficial. Acordar repetidas vezes durante a noite atrapalha o seu ritmo natural e você é impedido de progredir entre os estágios de sono.


O principal motivo disso acontecer, na maioria das vezes, é a apneia do sono.


A apneia do sono causa paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. Essa interrupção pode durar até 10 segundos em adultos e ocorrem porque os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, impedindo que o ar chegue aos pulmões.


Outros fatores que contribuem para a apneia são: o volume das amígdalas e adenóides e excesso de peso.


É comum ouvirmos comentários como "Eu durmo super bem, é só deitar que estou dormindo".


Atenção! A sonolência é um sinal de que o sono pode estar sem qualidade, apesar do tempo de sono ser suficiente. Se esse é o seu caso, é importante procurar um especialista.

Acha que dorme mal, mas está dormindo bem


Por outro lado, pessoas que sentem sono muito cedo podem acreditar que não dormem bem, quando, na verdade, isso é uma questão de ajuste social. Vivemos em um mundo cujas noites são extremamente iluminadas, o que gera uma cultura de ir dormir cada vez mais tarde.


Uma pessoa que sente sono muito cedo pode, na verdade, estar apenas seguindo o seu relógio biológico. Por dormir cedo, a pessoa também acorda cedo, podendo gerar incômodo, uma vez que todos ainda estão dormindo.


É importante observar se você está acordando sentindo energizado e bem disposto, independente da hora em que acordou.


Conclusão


Em um sono ruim, não há restauração física e mental adequada. Procure conhecer melhor seu ritmo e, se necessário, mude seus hábitos.


E, para você que suspeita que possa ter um transtorno do sono, criei um e-book chamado "Manual do Sono" para te ajudar a poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS.



Caso perceba que seu descanso noturno ainda não é revigorante, que tal uma consulta com um especialista?


Dormir bem é fundamental para evitar problemas futuros, então, procure ajuda, caso precise. Existem psicólogos do sono que podem te orientar sobre como fazer uma boa higiene do sono, ajustar seus hábitos e melhorar sua qualidade de vida e saúde.


CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page