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O que é Sono REM e n-REM? Como são essas fases do sono?

Atualizado: 24 de fev. de 2023



Apesar de às vezes termos a sensação de desligarmos ao fechar os olhos quando adormecemos e só voltamos a ligar nosso sistema ao acordarmos pela manhã, o sono não é uma atividade passiva.


Basicamente, existem dois grandes ciclos no sono: “Não-REM” e “REM”. A sigla vem do inglês “Rapid Eye Movement” e quer dizer “Movimento Rápido dos Olhos”.


O Sono Não-REM representa cerca de 75% do sono de uma pessoa e é considerado um sono fisiologicamente tranquilo, onde a frequência cardíaca e respiratória é baixa.


O segundo grande ciclo é chamado de “Sono REM”. Nele ocorrem os sonhos que mais nos lembramos e os movimentos rápidos dos olhos. Neste grande ciclo, a frequência cardíaca e respiratória apresenta variações diferentes do ciclo anterior. Apesar disso, a pressão arterial e o fluxo sanguíneo diminuem nesta fase.


Ao sair do Sono REM, a pessoa volta para o ciclo anterior e, durante toda a noite de sono, as duas fases vão sendo revezadas, embora, cada vez que se entra no Sono REM, este costuma apresentar uma duração maior.


O mais interessante de todo o processo do sono se encontra no Sono Não-REM, que apresenta as seguintes fases:


Sono não-REM


Fase 1: Nesta fase, o indivíduo adormece. Trata-se de uma fase de sono leve, de relaxamento corporal, especialmente o muscular, e dura poucos minutos. Não precisando de estímulos muito fortes para despertar quando estamos nessa fase do sono.


Fase 2: Aqui o sono ainda é leve. Porém, o que destaca esta fase é a diferença dos níveis de atividade elétrica cerebral, ritmos cardíacos e ritmos respiratórios. Essas três atividades diminuem sensivelmente, sendo muito menores que os mesmos níveis de uma pessoa que está acordada ou que esteja na Fase 1.


Aqui chegamos ao ponto de transição, no qual o sono se aprofunda gradualmente e a pessoa precisará de estímulos muito fortes para conseguir acordar.


Fase 3: Esta é a fase do Sono Profundo! A fase mais desejada e mais importante para o organismo. A dificuldade de acordar continua e esta fase pode durar até 40 minutos!


Durante este período, hormônios importantes são produzidos, o metabolismo passa por um sistema de regulação, o sistema imunológico é estimulado e vários processos de cicatrização se intensificam, além do músculo cardíaco receber sua dose de descanso e reparação.


Ao final dessa fase, o organismo volta para a Fase 2 por aproximadamente 5 minutos, depois para a Fase de Transição, e então entra no Sono REM.


Sono REM


Fase 5: Esta Fase é, na verdade, o segundo grande ciclo que foi falado no início, ou seja, o Sono REM. Aqui, uma intensa atividade cerebral é percebida e os sonhos ocorrem, assim como os movimentos rápidos dos olhos. Esta Fase representa entre 20 a 25% do período total de sono do organismo. A presença dos sonhos é um fator essencial para o bem-estar físico da pessoa, mas teoriza-se que seu impacto maior seja em promover o bem estar psicológico.


Resumindo


Um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conseguem um sono reparador é a possibilidade de que elas não estejam concluindo os ciclos do sono. Quando uma pessoa acorda no meio de um ciclo, ao voltar a dormir, o seu organismo reiniciará todo o processo, prejudicando todos os benefícios que o sono promove ao organismo. Portanto, cuidar do ambiente em que se vai dormir é essencial para evitar interromper as fases do sono!


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