top of page

O que acontece enquanto dormimos?

Atualizado: 23 de fev. de 2023



Ao acordar de uma longa noite de sono, é comum não ter noção de quanto tempo se passou. Talvez este seja um dos fatores que fazem as pessoas pensarem que nada acontece durante o sono.


Contudo, ao se comparar uma pessoa que passou a noite inteira acordada e outra que teve um sono reparador, percebe-se uma diferença notável na aparência, no foco (ou na distração) e na disposição de ambas as pessoas.


Somente por esta comparação, é possível perceber que muitos processos internos ocorreram no organismo de uma pessoa que teve um sono reparador.


Uma fábrica de hormônios


A maioria dos hormônios em nosso corpo dependem do sono profundo para serem produzidos com eficiência. Os hormônios sexuais masculinos, por exemplo, exigem uma temperatura corporal menor – e de fato a temperatura corporal diminui durante o sono ao ponto de sentir frio durante o verão!


Alguns hormônios importantes:


A prolactina é um hormônio ligado a boa manutenção do sistema imunológico e é produzida especialmente durante o sono profundo.


O hormônio do crescimento é produzido durante o sono profundo, regulando o crescimento durante a infância e adolescência, e mantendo o sistema imune, assim como a cicatrização e a síntese de proteínas em adultos.


Hormônios sexuais também são sintetizados mais facilmente durante o sono, o que explica em parte o porquê de ser comum sentir excitação sexual durante o sono.


Espasmos


Variadas mudanças a nível muscular ocorrem durante o sono, especialmente no início do sono. Com a queda da atividade metabólica e da sensibilidade, os músculos entram em um profundo estado de relaxamento e o cérebro frequentemente interpreta o processo como se o corpo estivesse caindo.


O resultado são os espasmos, os movimentos involuntários, às vezes intensos, e até mesmo o acordar abrupto seguido de uma sensação de queda. Estes sintomas são denominados como “impulso hipnótico” e são relativamente comuns a maioria das pessoas.


O melhor detox da vida


Sabemos que a água é importante para todas as funções do organismo. Assim, durante o sono, percebe-se uma sensível diminuição do trabalho renal.


O organismo evita perder líquidos para favorecer atividades de desintoxicação. Dessa forma, a urina produzida durante a noite tem uma quantidade muito maior de substâncias descartadas pelo organismos, como subprodutos do metabolismo, por exemplo.


Este é o principal motivo que se pede que um exame de urina seja feito coletando a primeira urina que a pessoa produz logo após acordar.


Outros processos detox também ocorrem durante o sono. Isso explica também a diferença visual entre uma pessoa que dormiu bem e outra pessoa que teve insônia.


Alice no País das Maravilhas


O mecanismo do sonho ainda não é totalmente compreendido. Os sonhos vão desde histórias surrealistas até pesadelos macabros.


Ao que tudo indica, sua função é a de preparar o indivíduo para os desafios do dia a dia, como uma simulação de seus principais medos e desejos.


Sendo assim, é fácil associar esta definição de sonho com o equilíbrio psicológico e a consolidação da memória.


Cognição


O sono também regula outras funções cognitivas.


A seleção da memória acontece durante o sono: o cérebro seleciona aquilo que é importante manter ativo e aquilo que pode ser descartado. Pessoas que passam pela necessidade de tomar decisões importantes normalmente as tomam logo após uma noite bem dormida.


Esse fato é tão conhecido que William Shakespeare dizia que “Uma boa noite de sono alinha os pensamentos confusos”.


Durante uma boa noite de sono, o organismo pode até parecer imóvel, improdutivo e sem fazer absolutamente nada, mas, na verdade, inúmeros processos estão acontecendo a fim de manter a saúde da pessoa em dia!


Quer saber mais sobre os distúrbios que atrapalham o sono? Baixe gratuitamente o MANUAL DO SONO. Com o Manual Do Sono, você vai poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS. CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page