top of page

O que fazer para ter um sono melhor?

Atualizado: 17 de fev. de 2023



O sono é essencial para nossa saúde. Quando não dormimos bem, temos uma série de prejuízos que vão além da falta de disposição e sonolência. Precisamos desse momento para renovar nossas forças, consolidar nossa memória e fazer a manutenção do nosso corpo.


Muitas vezes não nos atentamos aos sinais de que nosso sono não tem a qualidade necessária para que o organismo funcione corretamente.


Uma boa noite de sono se faz quando o nosso cérebro descansa durante todo tempo em que estamos dormindo e é aí que a psicologia entra para nos ajudar a enxergar quais hábitos nos impedem de atingir este objetivo.


3 DICAS fundamentais que irão te ajudar a dormir melhor


A quantidade e a qualidade do sono são essenciais para manter uma boa forma física e mental, por isso a higiene do sono é tão importante. Vamos entender como ela pode auxiliar a melhorar sua vida!


Ajustar o ritmo biológico – o nosso corpo funciona melhor quando seguimos um horário para realizar as principais atividades. A nossa disposição para acordar, para realizar atividade física, para dormir e a fome adaptam-se à rotina que seguimos no dia a dia.


Procure acordar e dormir no mesmo horário, isso vai ajudá-lo a manter seu relógio biológico bem ajustado.


Controle de Estímulos – esse ponto vai te ajudar a melhorar o ambiente em que você dorme. E não estou falando apenas dos fatores extrínsecos, como manter o quarto escuro, evitar eletrônicos, exercícios e bebidas estimulantes, como café nas horas próximas de dormir. Também falo de um controle de hábitos.


É muito importante que você se deite apenas quando estiver com sono. E, caso demore mais do que 20 minutos para adormecer, não fique na cama, tente alguma tarefa que te faça relaxar, como ler um livro ou mesmo meditar.


O quarto deve ser um espaço aconchegante e a cama deve ser usada somente para dormir, para que não seja associada a estudos ou trabalho quando é a hora de descansar.


Cria uma rotina noturna mais saudável – Controlado o ambiente, chega a hora de aprontar o nosso corpo para dormir.


Escovar os dentes, separar a roupa do dia seguinte, ler e fazer suas orações. Esse é um exemplo de rotina que ajuda a desacelerar o cérebro e prepará-lo para a descansar tranquilamente.


Após algumas semanas, você vai perceber que vai levar menos tempo para adormecer.


E você também pode contar com a Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia (TCC-i) para te auxiliar a alcançar a noite dos seus sonhos.


Conclusão


O ponto fundamental é entender o que acontece durante o dia que não nos deixa descansar a noite. As medidas mais eficazes no tratamento da insônia e outros distúrbios do sono são mudanças de hábitos.


Se ainda assim sentir que necessita de uma ajuda a mais para descansar bem e acordar com as energias renovadas, eu criei um e-book chamado "Manual do Sono" para te ajudar a poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS.



CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page