top of page

Como é o seu sono? Acompanhe sua rotina com um diário do sono

Atualizado: 27 de fev. de 2023


Você tem se sentido sonolento durante o dia? Sente que o seu sono não é restaurador?


Se a sua qualidade de sono parece não ser adequada o suficiente, é interessante descobrir a raiz de seus problemas noturnos. Mas como fazer isso?


Hoje vou apresentar para vocês uma ferramenta da TCC-i que uso com os meus pacientes: o Diário do Sono.


O que é um diário do sono?


O Diário do Sono é uma maneira simples, mas eficaz, de entender sobre os padrões e hábitos de sono.


É um espaço - pode ser um caderno ou no bloco de notas do celular mesmo - onde você anota suas percepções sobre o seu sono com o propósito de analisar e descobrir o que está atrapalhando o seu descanso.


Apesar de a maioria dos registros do sono seguirem um formato semelhante, não há um modelo oficial fixo do que o diário deve conter, porém algumas informações importantes são sugeridas para que se possa conhecer melhor como funciona o nosso sono, como:


  • A hora que você foi para a cama

  • Tempo estimado que você levou para adormecer

  • Quantas vezes você acordou durante o período de descanso

  • Quanto tempo você passou desperto

  • Quais pensamentos lhe ocorreram durante a noite

  • Que tipo de alimentação fez próximo a hora de deitar

  • Se fez alguma atividade física durante o dia

  • Se tomou alguma medicação


É importante lembrar que questões sobre o tempo devem ser apenas uma estimativa, o mais importante é entender sua percepção sobre o sono, então nada de olhar no celular quantos minutos ficou acordado durante a noite só para poder anotar no seu diário pela manhã.


Como usar um diário do sono?


Para que você possa tirar o melhor dessa ferramenta, é recomendado que, por pelo mesmo duas semanas, você escreva as informações sobre o seu sono logo pela manhã, assim você consegue lembrar com mais clareza os dados que precisa para preencher o seu diário do sono.


Não existe um tempo limite para que você mantenha atualizado o seu diário do sono. O mais importante é ser consistente e escrever todos os dias durante o período em que você está usando o diário.


O que mais você pode fazer com o seu diário de sono?

Caso você decida fazer do Diário do Sono parte de sua rotina, com o passar dos meses estará abastecido de informações preciosas sobre o seu sono. Mas o que fazer com essas informações?


Você pode:

  • Comparar seus padrões de sono quando você está de férias e quando não está

  • Comparar como é o seu sono em diferentes temperaturas - como entre verão e inverno

  • Ver se existe algum fator externo que atrapalha o seu sono com frequência e que pode ser mudado (tipos de pijamas ou roupas de cama que costumam te incomodar, por exemplo)

  • Entender que coisas você faz durante o dia que te fazem perder o sono ou dormir melhor


Se você quer conhecer melhor o seu sono comece um diário do sono.


E caso comece a reconhecer um problema, o diário do sono é a ferramenta ideal para te tornar consciente e ainda pode ajudar a acelerar o processo para um diagnóstico e tratamento adequados.


Se sente que seu sono está desregulado ou está com dificuldades, eu criei um e-book chamado "Manual do Sono" para te ajudar a poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS.



CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.


Fonte:


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page