top of page

Por que senti sono cedo demais? Saiba mais sobre o avanço na fase do sono

Atualizado: 16 de fev. de 2023



O avanço na fase do sono é caracterizado pelo sono que chega antes do horário convencional e, como consequência, faz com que o indivíduo acorde também várias horas antes dos horários socialmente estabelecidos.


Pessoas que o possuem têm sono ao início ou ao fim da tarde, levando-os a deitar por volta das 20 e 21 horas e consequentemente despertar, sem necessidade de despertador, mais cedo do que é considerado normal, nas primeiras horas da madrugada, as 3 ou 4 horas da manhã.


Esse distúrbio é frequentemente observado em idosos.


O que causa o avanço na fase do sono?


O que leva ao desenvolvimento do avanço de fase é desconhecido, entretanto uma mutação do gene hPer2 foi localizada em indivíduos da mesma família acometidos por essa síndrome levando a associações de origem genética.


Como sei que tenho avanço na fase do sono?


A queixa principal dos pacientes com essa suspeita é a de sonolência forte no final da tarde ou início da noite e o fato de acordarem em horários indesejados.


Seu diagnóstico pode ser confundido com o de insônia terminal, uma vez que os pacientes desejam dormir até mais tarde e não conseguirem, pois tiveram um bom tempo total de sono.


Para o diagnóstico clínico, é utilizado o registro de diário de sono.


Como posso tratar o avanço na fase de sono?


Se a pessoa estiver bem adaptada aos horários do seu relógio biológico e não perceber maiores prejuízos em sua saúde e vida social, então não é necessário tratamento algum. Contudo, se devido ao estilo de vida ela precise dormir mais tarde, mas não há alteração em seu horário de despertar, pode gerar um caso de sono insuficiente crônico.


É possível, aos poucos, ajustar o ritmo de sono atrasando o horário de deitar, de 1 a 3 h a cada 2 dias até chegar ao horário ideal de sono.


Também é possível recorrer à fototerapia. A exposição à luz no final da tarde auxilia a prolongar o início do sono.


Caso o sofrimento sentido pela pessoa que tem avanço de fase de sono seja expressivo, é importante buscar o tratamento comportamental.


A TCC-i te ajudará a modificar seus hábitos e a ir ajustando aos poucos o horário do início do sono.


Quer saber mais sobre esse e outros distúrbios do sono?



Com o Manual Do Sono, você vai poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS.


CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page