top of page

Como melhorar meu sono?

Atualizado: 23 de fev. de 2023



Uma história que, quando ouvi, me tocou muito foi de uma senhora de 75 anos, vamos chamá-la de Maria.


Maria foi diagnosticada com Alzheimer e, depois de certo tempo de tratamento sem os resultados satisfatórios, realizou novos exames. Foi descoberto que o que estava causando demência nela não era Alzheimer e sim uma Apneia do sono severa que causou micro lesões em seu cérebro.


Percebe a gravidade disso?


Não podemos culpar somente os médicos por este erro do diagnóstico de Maria. Quantas vezes você em uma consulta médica já mencionou que tem acordado várias vezes durante a noite ou que sente que o seu sono não está sendo reparador o suficiente?


Ainda não é tão comum na nossa cultura perceber o quanto o sono está associado à nossa saúde. Esse é um momento de restauração física e mental e precisamos prestar mais um pouco de atenção nele.


Aproximadamente 69% da população têm algum tipo de problema com para dormir, mas apenas 20% levam isso a sério e buscam tratamento.


Mas o que é um distúrbio do sono?


O sono tem quatro estágios de profundidade. Durante as três primeiras fases, chamadas de "não REM", são liberados hormônios e são essenciais para recuperação dos tecidos do corpo.


Na fase REM, última fase do sono, ocorre a consolidação da memória e do aprendizado. Quando você acorda no meio da noite, esse processo é interrompido e recomeça do zero quando você volta a dormir.


Distúrbios do sono são perturbações que afetam nossa capacidade de descansar bem, nos impedem de adormecer, tornam nosso sono superficial ou ainda fragmentado. Essas interrupções podem levar ao desenvolvimento de doenças e disfunções no organismo.


Como tratar um distúrbio do sono?


Distúrbios do sono podem ter causas físicas, ambientais e até mesmo psicológicas. Quando o sofrimento sentido pela pessoa afeta significativamente seu estado de vigília, é importante buscar o tratamento adequado.


A polissonografia é o principal exame para o diagnóstico dos distúrbios do sono. Trata-se de um estudo do sono de noite inteira realizado em laboratório e baseia-se no registro eletroencefalográfico (ondas cerebrais), eletrooculografia (medida do movimento dos olhos), eletromiográfico (registro do tônus muscular) e eletrocardiográfico (registro dos batimentos cardíacos), além de sensores para detecção de ronco, posição corporal, detecção de eventos respiratórios, movimento torácico e abdominal e eletrodos para avaliar movimentos anômalos das pernas e braços, quando necessário.


Além disso, vale a pena investir no combo Terapia Cognitivo Comportamental + Higiene do sono, que vai te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono sem o uso de medicamentos.


Eu criei um e-book chamado "Manual do Sono" para te ajudar a poder identificar o distúrbio do seu sono e qual o tratamento ideal SEM MEDICAMENTOS. Baixe gratuitamente o MANUAL DO SONO. CLIQUE AQUI para agendar seu PRIMEIRO ATENDIMENTO GRÁTIS pelo WhatsApp, nos conhecermos e conseguirmos juntos melhorar sua qualidade de vida.


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page