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Tem diferença entre dormir muito e dormir bem?

Atualizado: 23 de fev. de 2023



Você dormiu bem essa noite ou acordou com aquela sensação de que poderia ficar mais uma horinha na cama?


Coisas assim acontecem porque, muitas vezes, nos preocupamos mais com o "quanto" e não com "como" dormimos. A qualidade do sono é a junção de vários fatores que estão além da quantidade de horas que dormimos.


Relógio biológico

O relógio biológico é um sistema conduzido pela sequência de horas do dia e serve para regular as atividades do nosso organismo. Entre as funções do relógio biológico, está o controle dos ritmos circadianos, que tem duração de 24 horas e administra os horários de atividades essenciais para nossa sobrevivência, como: dormir, acordar, comer, produzir hormônios – como a melatonina, que regula o sono e participa da reparação das nossas células –, entre outros.


Cada pessoa possui um relógio biológico diferente. Por isso, algumas pessoas se sentem bem em acordar cedo e aproveitar as primeiras horas do dia, enquanto outras ficam mais energizadas e dispostas durante a noite.


Qualidade x Quantidade

Tempo não significa qualidade de sono. Ele está mais ligado ao processo de adormecer, quanto tempo você gasta na cama, quantas vezes você acorda e quanto tempo demora pra voltar a dormir e apneia do sono (que ocorre quando você para de respirar por alguns instantes enquanto dorme).


Um sono de qualidade depende de você chegar ao sono profundo, pois é nesse momento que há a produção da melatonina, um hormônio responsável por sinalizar para o corpo quando é dia ou noite. Quando ficamos expostos luminosidade antes de dormir, seja de lâmpadas seja de aparelhos eletrônicos, a produção desse hormônio é diminuída e acaba agitando o nosso sono.


A importância de alinhá-los


Um sono ruim pode trazer: sonolência durante o dia, mau humor, falta de atenção, queda na produtividade. Mas, pior do que isso, os prejuízos a longo prazo são mais graves e levam mais tempo para serem reparados. O organismo fica propenso a uma série de distúrbios do sono e algumas doenças, pois o sono está diretamente ligado com o sistema imunológico.


A quantidade de horas é apenas um aspecto do sono, dormir mais não significa necessariamente que você vai dormir melhor. É importante levar em consideração os dois fatores e conhecer e respeitar a sua individualidade biológica para manter as funções no ritmo correto.


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